Nesta semana seu bebê já começa a tomar conta de todo o espaço do útero. Ele está mais ativo e começa a abrir e fechar os olhos, a dormir e acordar em intervalos regulares e a chupar o dedo.
Agora, você já deve estar percebendo alguns “pulinhos” dentro do seu corpo. São os soluços do seu filho e isso ocorrerá bem mais nesta reta final. Fique tranquila, isso não incomoda o bebê.
Seu corpo está um uma mudança acelerada. O útero já está próximo às costelas, e nesta fase podem ocorrer câimbras, varizes e hemorroidas, sintomas que tendem a desaparecer depois do parto.
Sabe os desejos de grávida? Às vezes eles podem ser um sinal do seu corpo a respeito de alguma carência alimentar. Por exemplo: Vontade de comer carne, pode indicar a ausência de ferro ou proteína. Importante: Isso se aplica à vontade de comer somente alimentos e não terra, tabaco ou pintura seca, sintomas de um transtorno alimentar que afeta mulheres grávidas conhecido como pica. Neste caso, converse com seu médico, porque pode ser sinal de anemia.
IMPORTANTE: De acordo com os médicos especialistas, cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, inclusive dentro do útero. Cada mulher tem um organismo que responde de uma forma particular. Este conteúdo tem a intenção apenas de informações gerais de cada semana da gravidez, sem caráter diagnóstico. Realize o pré-natal e consulte sempre uma opinião médica.