O óvulo fertilizado está se desenvolvendo, já podemos parar de chamar o seu futuro bebê de “zigoto” e passaremos a chamá-lo de “blastocisto”. As células se multiplicam cada vez mais rápido e crescem sem parar. Essas células vão se dividir e formar a placenta, o saco gestacional e enfim, o bebê.
O grupo de células que começaram a trabalhar para se transformarem na placenta, começam a produzir o hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana). Conhecido como o “hormônio da gravidez”, o hcg que que aparece nos resultados positivos dos exames e o hormônio que envia “ordens” ao sistema aos ovários para que produzam estrogênio e progesterona.
A cavidade que vai se formar o saco gestacional começa a receber o líquido amniótico. Este líquido, vai envolver o bebê pelos próximos meses e semanas.
Sintomas deste período:
Nesta fase, os desejos começam a aparecer. Pode bater aquela vontade de comer algo muito específico. O paladar também se manifesta de outra forma, alterando o gosto de alguns alimentos.
Outro sentido que sofre alteração é o olfato. Este, pode ficar aguçado e aromas antes não perceptíveis, serão notados.
IMPORTANTE: De acordo com os médicos especialistas, cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, inclusive dentro do útero. Cada mulher tem um organismo que responde de uma forma particular. Este conteúdo tem a intenção apenas de informações gerais de cada semana da gravidez, sem caráter diagnóstico. Realize o pré-natal e consulte sempre uma opinião médica.