E aí mamães, vocês sabem se é necessário limpar os ouvidos do seu bebê?
No blog de hoje a redação do Poder de Mãe, irá falar sobre quais os cuidados necessários e como limpar adequadamente os ouvidos dos pimpolhos. É importante estarem atentas e fazerem a higiene correta dessa parte do corpo do seu neném.
A cera que se forma na cavidade dos ouvidos dos pequenos tem a função de proteger o canal externo contra elementos estranhos como umidade, bactérias e até mesmo a poeira devido a poluição do dia a dia, por esse motivo é que a cera não deve ser retirada.
Para fazer a limpeza segura e correta do ouvido do bebê pode-se utilizar uma toalha, uma fralda de pano ou uma gaze, sempre evitando o uso do cotonete, pois ele facilita a ocorrência de acidentes, como rompimento do tímpano e entupimento do ouvido com a cera.
A seguir seguem algumas dicas de como fazer a higiene correta:
- Deitar o bebê em uma superfície segura;
- Virar a cabeça do bebê para que o ouvido fique virado para cima;
- Molhar levemente a ponta da fralda, toalha ou gaze em água morna sem sabão;
- Espremer o tecido para remover o excesso de água;
- Passar a toalha, fralda ou gaze úmida pela parte externa da orelha, para remover a sujeira;
- Secar a orelha com uma toalha macia.
É importante lembrar que apenas a sujeira externa deve ser retirada, pois a cera é naturalmente drenada do ouvido e eliminada durante o banho. Mas afinal, qual o tempo indicado para fazer a limpeza?
O ouvido do seu bebê pode ser limpo todos os dias depois do banho, seguindo os passos indicados acima. Esta rotina será capaz de manter o canal auditivo sempre livre de excesso de cera que pode afetar a audição e provocar infecções a longo prazo.
Vale ressaltar que, caso exista um acúmulo de cera excessivo, é aconselhado consultar o pediatra para fazer uma limpeza profissional e avaliar se existe algum problema com o ouvido. Porém, mantenham atenção mamães, a cera normal é fina e possui uma cor amarelada, sendo naturalmente drenada por um pequeno canal dentro do ouvido. No entanto, quando existem problemas no ouvido, a cera pode apresentar variações de cor e de espessura, tornando-se mais líquida ou espessa, estejam sempre atentas!
Se existir algum problema também quanto a uma possível infecção, o bebê apresenta sinais como: esfregar as orelhas, enfiar o dedo no ouvido ou até ter febre, se estiver se desenvolvendo uma infecção. Nestes casos, é importante ir ao pediatra para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento adequado.
E aí, curtiram o conteúdo? Espero que tenhamos ajudado vocês, e não se esqueçam de compartilhar essas dicas com mais mamães.
😉Fonte: https://www.tuasaude.com/como-limpar-o-ouvido-do-bebe/