Mamãe, você já pensou que durante a gestação uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a garantir o desenvolvimento adequado do seu bebê?
No blog de hoje, nós da redação do Poder de Mãe, ajudaremos vocês a descobrirem mais sobre esses benefícios e quais os alimentos indicados para consumo.
Especialistas apontam que é muito importante incluir na dieta um complexo de ácidos graxos insaturados, ou seja ômega-3, pois o mesmo é fundamental para o cérebro e o sistema nervoso do bebê.
Ainda, você sabia que ao consumir alimentos com ômega-3, você também pode reduzir o risco de alergias no recém nascido e estimular a produção de leite materno?
Pesquisas indicam que os dois tipos de ômega-3 mais benéficos são o EPA (ácido eicosapentaenoico) que sustenta o coração e o sistema imunológico do bebê e o DHA (ácido docosahexaenoico) que apoia o sistema nervoso central do bebê.
Para tanto, é importante saber que o aumento na ingestão de EPA e DHA também ajuda na prevenção do parto prematuro, diminuindo a chance de ter pré-eclâmpsia e do bebê nascer com baixo peso.
Lembrando que que nosso corpo não produz essas gorduras de forma natural, por isso elas devem ser obtidas por meio de suplementos indicados por um especialista médico ou por alimentos como:
- peixes/frutos do mar com baixo teor de mercúrio (atum, salmão, anchova, sardinha, truta, mexilhões e ostras do Pacífico);
- linhaça e óleo de linhaça;
- nozes;
- sementes de chia.
Para quem tem uma alimentação no estilo vegana ou vegetariana, é importante ingerir alguns suplementos alimentares de DHA de algas para que complemente a quantidade adequada de ômega-3.
É válido ressaltar, que o auxílio de um profissional médico é sempre recomendado para que o mesmo possa através de exames regulares de rotina e durante o pré-natal, indicar uma dieta balanceada e equilibrada de acordo com a necessidade individual de cada uma.
E aí, curtiram o conteúdo mamães? Então compartilhem e comentem. 😉