O desenvolvimentos das crianças ocorre da melhor maneira quando ele é lúdico e brincar é uma excelente forma de contribuir para o aprendizado e crescimento do seu filho.
O Poder de Mãe separou algumas brincadeiras que contribuem positivamente para a evolução das crianças.
Sumário
Brincar sem nem perceber 😀
Brincar é um momento de despreocupação, um momento lúdico onde as crianças além de se divertirem, aprendem e se desenvolvem. Para este momento não é preciso muitos gastos nem nada muito elaborado, use a sua criatividade e se concentre em criar um momento leve com o seu pequeno. Vale “barraquinha”, ponte com cadeiras, correr no quintal, enfim as múltiplas opções que as brincadeiras descontraídas permitem 🙂
Bloquinhos 08
Os bloquinhos de montar são um dos brinquedos mais antigos e tradicionais que existem. Desafiadores, eles estimulam as crianças a criarem hipóteses, arriscarem e a elaborarem o seu senso de direção.
Praia! ^_^
Quem não ama uma praia, não é mesmo? Quando chegar a hora e a oportunidade de levar o seu pequeno para a praia, prepare o baldinho para que ele brinque bastante na areia, pois é o momento de aprender sobre volume e textura, líquidos e sólidos.
Brincar com água é sempre recomendado quando há supervisão e principalmente no calor. A “molhadeira” torna tudo mais divertido.
O “mestre mandou” brincar bastante! 😀
Estudos apontam que as crianças aprendem mais palavras quando dão ordens do que quando as seguem. Portanto, entre na brincadeira, deixe com que o seu filho mande você fazer caretas, pular, correr, vale até uma cambalhota rs, se joga! Ah! Insira temas nessa brincadeira.
Natureza, animais, música e todos os temas possíveis para que o seu pequeno se divirta e também aprenda.
Leia também: Cinco dicas que contribuem para o desenvolvimento infantil
Se fantasiar e ser quem quiser ser! ;P
Um lençol vira capa, a tiara uma corôa, a colher de pau uma espada ou uma varinha de condão. Desde o improviso até as fantasias que podemos comprar por aí, as fantasias contribuem para a imaginação e a criatividade, pois os pequenos são obrigados a interpretarem, a “mergulharem” em um novo universo.
Hora do “Mini Chef”! XD
Separe alguns utensílios para o seu pequeno brincar de cozinhar. Leve a companhia do seu filho para a cozinha ou então apenas deixe com que ele use a imaginação fingindo que está fazendo aquele “rango” a qualquer hora do dia.
Você pode até dar alguns alimentos como folhas, por exemplo, para contribuir com a brincadeira (dependendo da idade do seu filho, grãos como arroz, feijão e milho de pipoca crus também podem ser usados).
1, 2, 3… Prontos ou não, lá vou eu! :-O
O “esconde-esconde” é mais uma brincadeira clássica que é passada de geração em geração, toda criança já brincou de se esconder na vida.
No “esconde-esconde” a criança precisa visualizar o espaço, criar teorias sobre possíveis esconderijos e imaginar um mapa de todo o local para tentar localizar onde a outra pessoa está escondida.
Para os mais novinhos, uma dica é esconder objetos para que ele comece a procurar.
A infância é um período transformador, mágico e marcante na vida de qualquer pessoa. Bons acontecimentos da infância acompanham a pessoa durante toda a vida e por essas e outras, é o período ideal para novos aprendizados.
Esperamos que este post tenha te dado novas ideias de como contribuir com a diversão e as lições do seu filho. Um abraço, e até o próximo post no blog do Poder de Mãe <3