Você conversa ou já conversou com o seu bebê durante a gravidez? Será que ele realmente ouve?
A resposta é sim e este vínculo entre os pais com o bebê ainda na barriga é muito importante. É uma forma de iniciar uma relação antes mesmo da criança vir ao mundo. De acordo com a ciência, a partir da 12ª semana de gestação, o bebê já possui um sistema auditivo fetal.
Já na16ª o bebê já consegue ouvir sons abafados e a partir da 21ª semana (quinto mês), o bebê consegue distinguir o som da voz materna e começa a reagir aos estímulos sonoros.
Alguns estudiosos afirmam que uma conversa entre a mãe e o feto gera substâncias na corrente sanguínea que são levadas até o bebê e transmite cada vez mais uma sensação familiar e que por sua vez gera um vínculo inicial. Se você se sentir à vontade, pode conversar com o bebê em voz alta, ele com certeza irá te escutar e reagir ao som da sua voz.
Ouvir músicas durante a gravidez também gera um vínculo e faz você entender o seu bebê antes mesmo do nascimento, pois bebês muitos agitados e que se mexem muito durante a gravidez tende a ficar mais calmos com alguma música ou ao ouvir o som dos pais cantando.
Há relatos que a música que foi cantada ou tocada durante a gravidez, pode vir a acalmar a criança também após o nascimento. Ao longo da gravidez envolva o papai ou algum familiar também e incentive a falar ou cantar para o bebê. Você pode incluir outras pessoas da família que moram longe usando a tecnologia, com áudios ou por uma ligação.
Assim como falar e cantar, ler para o bebê durante a gravidez também é uma maneira de interação. Então pegue ou compre um livro infantil e comece a ler hoje mesmo para o seu bebê.
Gostou dessas dicas? Deixe suas perguntas e dicas nos comentários e lembre-se qualquer interação com o seu bebê criará um vínculo único e também fará você curtir mais ainda este momento especial de ser mamãe.