Com 11 meses é bem provável que você tenha um “tagarela” em casa, mesmo que ele fale em um dialeto próprio e você entenda somente quando ele diz “mama” ou “papa”.
Continue lendo conversando como o bebê como se você estivesse entendendo tudinho, quanto mais a fala for treinada, melhor vai ser a comunicação do seu pequeno.
Com essa idade, há crianças que dão os seus primeiros passos de forma livre, sem precisar se segurar em lugar nenhum. É um momento muito lindo e emocionante, tente registrar tudo em fotos, vídeos e principalmente na sua memória e no seu coração.
Importante ressaltar que cada criança tem o seu tempo e o mais importante é o pediatra estar sempre acompanhando e passando as orientações dele. Não faça comparações do seu filho com outras crianças, isso só acaba gerando frustração e angústias desnecessárias.
IMPORTANTE: De acordo com os médicos especialistas, cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, inclusive dentro do útero. Cada mulher tem um organismo que responde de uma forma particular. Este conteúdo tem a intenção apenas de informações gerais de cada semana da gravidez, sem caráter diagnóstico. Realize o pré-natal e consulte sempre uma opinião médica.