O que fazer quando a gengiva começa a coçar e os dentinhos estão querendo “dar o ar da graça?” E depois, como cuidar dos primeiros dentes? A gente te ajuda nisso!
Importante lembrar que desde a amamentação, é indicado que a boca do bebê seja limpa com uma gaze após cada mamada, isso retira os resíduos de leite materno, evitando o acúmulo de bactérias como o “sapinho” por exemplo.
Como aliviar a dor dos primeiros dentes ?
Massageie a gengiva com ajuda de uma gaze ou dedeira, compressas de gaze com chá de camomila gelado onde está nascendo o dentinho, são também uma excelente ajuda.
Os mordedores são também grandes aliados, eles aliviam o incômodo, distraem e divertem, os modelo mais indicados são os gelados, com água dentro.
O passo a passo para a hora da escovação
A higiene precisa ser realizada por um adulto, que deve apoiar a cabeça do bebê para melhor o conforto dos dois.
Use uma escova própria para bebês, com cabeça pequena e cerdas macias, e creme dental com flúor (uma quantidade mínima, o suficiente para apenas “sujar” a escova).
Escove com movimentos leves e fique atenta para passar por todos os lados de todos os dentes do bebê. Se alguma parte não for escovada, poderá surgir cárie.
Se o bebê apresentar dentes juntos, deve ser usado também o fio dental para remover restos de alimentos e placa bacteriana dos locais onde a escova não alcança.
É normal alguns bebês com idade entre um e dois anos chorarem na hora da higiene bucal. Caso isso aconteça, músicas e livros podem ser excelentes aliados.
Por último, não se esqueça de escovar bem a língua do bebê!
Cuidados extras
Os bebês também não estão imunes a doenças que podem ser transmitidas pela saliva, como candidíase, herpes e demais infecções. Para prevenir, é preciso seguir alguma dicas como:
Não beijar a boca do bebê;
Sempre limpar os brinquedos em que eles colocam a boca, incluindo mordedores;
Não compartilhar utensílios, como talheres e escovas de dente;
Esterilizar chupetas e mamadeiras.
Escove os seus dentes junto ao seu filho ou filha, te observar vai ser um grande exemplo!
Esperamos que essas informações possam contribuir muito com a saúde bucal do seu bebê, comente nas nossas redes sociais, o que você achou, e nos envie sugestões 😉