Olá mamães! No blog de hoje vamos falar um pouco sobre a importância da afetividade e relacionamento no desenvolvimento de seu filho.
É durante a infância, que laços são criados entre a criança e sua família afetiva. Todas as estimulações necessárias para que perdure para a vida deve ser um investimento leve, gradativo e intencional.
A sensibilidade nos primeiros anos de vida do bebê e sua família, por muitas vezes pode ser considerada exacerbada, porém essa sensibilidade é pertinente, porque propicia entrar em uma particular conexão com o recém-nascido e facilita o entendimento sobre suas necessidades.
A verdade é que os pais se tornam pais a partir da experiência que vão tecendo com a criança. Isso não se dá sem uma dose de desestabilização, mesmo para aqueles que já tiveram um filho, portanto durante esse período é necessário contar com uma rede de apoio.
Apesar de os bebês chegarem ao mundo com um equipamento genético e maturacional, eles nascem de certa forma incompletos e dependentes do meio em que vivem. Por isso, durante algum período ao longo de seu crescimento, necessitam de cuidados de qualidade.
É a partir da troca e relação entre os pais e a criança, e a experiência trocada entre ambos, que gradativamente, tornará essa interação contributiva com a expansão da mente do bebê e permitirá que ele desenvolva habilidades e mecanismos para lidar desafios futuros.
Desenvolver estratégias e dispor de tempo, é algo que possivelmente colabora para maior proximidade e interação durante programas, brincadeiras e horas de lazer entre vocês. Conte sempre com a criatividade e colaboração da família para tornar esses momentos inesquecíveis.
A criança se relaciona por meio de sutis manifestações e diferentes maneiras interacionais, como o toque, o ritmo do corpo e a música presente na voz de quem cuida dele, além da atenção dada às suas necessidades afetivas. Desta forma, vão sendo impressas experiências fundamentais para a vida emocional e social da criança, que servirão para suas próximas vivências e aprendizagens.
Criar laços fortes logo no início da vida, contribui para o pleno desenvolvimento da criança em diversos aspectos. Aproveitem esses momentos e utilizem de informações e criatividades mamães! Com certeza esses momentos serão de extrema importância para sua vida e principalmente para vida de seus filhos.
Até o próximo post 😉