Mamãe, você já ouviu falar sobre a língua presa e sabe quais os cuidados necessários com o seu bebê ao observar essa alteração?
A alteração acontece quando o freio lingual limita a movimentação da língua e isso pode trazer várias consequências para o desenvolvimento da criança e esses problemas vão além da dificuldade na fala.
Essa condição afeta cerca de 2.300 crianças a cada 10 mil nascimentos, de acordo com um estudo de 2013 da Universidade de São Paulo (USP). Chega a superar as patologias encontradas pelos Testes do Pezinho e da Orelhinha.
No blog de hoje, nós da redação do Poder de Mãe vamos falar sobre como identificar e a busca pelo tratamento adequado para assegurar o desenvolvimento do seu bebê. Iremos auxiliar vocês, sobre quais os procedimentos corretos e como fazer a busca adequada de um profissional para um tratamos efetivo.
No caso dos recém-nascidos, a linguinha presa tem sido uma das maiores causas de desmame precoce e pode acarretar também perda de peso no bebê, já que ele não consegue fazer uma sucção adequada, e se cansa muito ao mamar.
Sendo assim, o bebê pode ter dificuldades ainda na transição para a papinha, porque tem a deglutição prejudicada. Estejam atentas em observar no período adequado se existe alguma dificuldade por parte da criança nesse período, mamães!
Um dos tratamentos sugeridos pelos especialistas, é a frenectomia (remoção do frênulo lingual) e a frenotomia (pequeno corte e separação do frênulo lingual. Essas são técnicas mais conhecidas para o tratamento da língua presa.
A frenotomia é o processo mais indicado para recém-nascidos, sendo um procedimento muito simples, tanto que após executado já é ofertada amamentação ao bebê. A criança vai se adaptando aos movimentos adequados e consegue mamar com mais eficiência ao longo do tempo.
A observação precoce, pode possibilitar um tratamento mais eficaz, ou seja, quanto mais recente a identificação, melhor será para o desenvolvimento e maturação do seu bebê, principalmente no que tange a fala da criança.
O mais indicado é a busca pelo auxílio de um profissional como fonoaudiólogo. É primordial para os primeiros anos da criança, assim afasta de vez o possível atraso sofrido por qualquer dificuldade e um trabalho efetivo no que diz respeito à linguagem na aprendizagem do seu filho.
Gostaram do conteúdo mamães? Então, compartilhem com pessoas que precisam saber dessas informações. 😉