Mamãe, você sabia que pode ser comum ocorrer um leve sangramento marrom-escuro ou rosa-claro no início da gravidez?
É possível ocorrer um pouco de sangramento durante a gestação, porém esse sangramento não necessariamente indica um problema subjacente. Mas é importante saber quais são as causas!
No blog de hoje, nós da redação do Poder de Mãe abordaremos mais sobre esse assunto e caso isso ocorra o que você precisa fazer para que sua saúde e a do seu bebê não sejam prejudicadas.
No primeiro trimestre de gravidez é comum ocorrer sangramentos leves, mais do que no segundo e terceiro. Estimativas sugerem que em 25 a 30% das gestações há ocorrência de sangramento durante o primeiro trimestre, mas existem muitas causas para esse tipo de sangramento de escape.
Abaixo, listamos algumas possíveis causas:
Sangramento de nidação
- O sangramento de nidação é um sangramento leve de escape que ocorre cerca de 10 a 12 dias após a concepção, próximo ao que seria a data de chegada da menstruação. Ela dura poucos dias e é mais fraca do que a menstruação normal e ocorre por causa da implantação do óvulo fertilizado no revestimento uterino (nidação).
Mudança no colo do útero
- O sangramento de escape pode ocorrer logo após a concepção em decorrência das mudanças no colo do útero, principalmente após uma relação sexual. Não havendo infecção não há com o que se preocupar.
Outras causas
- É importante observar que caso haja um sangramento mais intenso parecido com a menstruação no primeiro trimestre de gravidez isso pode ser mais sério e pode indicar: gravidez ectópica; infecção; aborto espontâneo, gravidez molar; descolamento ovular e doença tronfoblástica gestacional (DTG), um raro grupo de tumores que surgem a partir das células que normalmente dão origem a placenta.
Embora o sangramento leve ou de escape durante o primeiro trimestre geralmente não são motivos para preocupação, se acompanhado por outros sintomas, pode indicar algo mais sério. Portanto busque ajuda médica quando houver:
- desmaio ou tontura;
- cólicas ou dor;
- dor intensa na pelve e barriga;
- coágulos e sangramento intenso;
- sangramento vermelho-vivo intenso a ponto de encharcar um absorvente externo.
Portanto, é necessário acompanhar e monitorar sua saúde e a do bebê de perto durante a gravidez, mamães. Caso esteja preocupada e observe sintomas além dos que foram apontados acima, busque ajuda médica imediatamente e não se esqueça de fazer o acompanhamento do pré-natal para garantir sua segurança e a do seu bebê.
Observar e relatar desconfortos ou sinais de que algo não vai bem com você, é sinal de cautela e proteção para o seu bem mais precioso: o seu bebê!
Gostaram do conteúdo? Compartilhe com as mamães que precisam saber disso! 😉