Acompanhe aqui sua gestação

2 semana de gravidez
${item.icon ? item.icon : ''}
`; old.innerHTML = temp + newValue; }) const list = document.querySelectorAll('.birthday__item'); const LocationPath = window.location.pathname; list.forEach((el) => { if (LocationPath === el.attributes[0].nodeValue) { el.querySelector('.birthday__item--square').style.backgroundColor = '#26a9e1'; } })

As crianças estão em desenvolvimento desde o primeiro sopro de vida. Todos os dias são novos aprendizados, novas descobertas e um novo mundo repleto de curiosidades, mas como estimular cada vez mais o desenvolvimentos dos nossos filhos de uma forma saudável? Foi pensando nisso que o Poder de Mãe preparou este artigo com algumas dicas e reflexões sobre o desenvolvimento infantil.

As atividades que contribuem para o desenvolvimento infantil, devem trabalhar o corpo e a mente. São brincadeiras, aprendizados, atividades culturais que contribuem para um crescimento saudável.

Sumário

Dando os primeiros passos

De começo, é importante “abrir caminhos” e facilitar o aprendizado. Permita que a criança conheça coisas novas, experimente, erre, acerte, tente várias vezes, permita a interação com outras crianças e o contato com “mundos” diferentes.

Crianças usando a imaginação. Fonte: Freepik

Praticando a cognição

Trabalhar a cognição envolve diferentes atividades físicas e mentais que contribuem para o conhecimento e o aprendizado.
Para trabalhar a cognição, brincar é o melhor “remédio”, pois é brincando que as crianças realizam novas descobertas, porém se atente para que as brincadeiras sejam adequadas às faixas etárias. Assim, será possível aproveitar as lacunas do desenvolvimento da melhor forma possível.

Estimulando a capacidade motora:

A coordenação motora pode e deve ser estimulada desde os primeiros meses de vida.
Atividades como desenhar, traçar linhas, brinquedos de encaixar, livros de colorir, blocos de montar, entre outros recursos, são excelentes alternativas para que aos poucos a criança domine e refine os movimentos do seu próprio corpo.

Sentimentos e expressões

Conversar é sempre uma forma de conhecer a personalidade da criança, ensinar valores e moldar um cidadão ou cidadã que vai interagir com a sociedade.

Entre os aspectos que devem ser trabalhados na infância, estão:

A comunicação, a empatia, a inteligência emocional, a concentração, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a criatividade, a organização e o senso crítico.

Incentivando o contato com a natureza

Nós também somos parte da natureza e ter essa noção desde pequeno é fundamental para que tenhamos adultos que se importem mais com a natureza.

Ao ter contato com a natureza, a criança começará a ter mais contato com o mundo, a despertar mais a criatividade, explorar coisas novas e ainda mais saúde, pois o organismo desenvolve mais imunidade, além de, evitar o sedentarismo.
Visitas ao parque, finais de semana em sítios ou fazendas, visitar um jardim botânico, passar férias em cidades com riquezas naturais, entre outras ações, são muito positivas.

Diversos aspectos contemplam o desenvolvimento infantil. De acordo com o UNICEF ( https://www.unicef.org/brazil/ ), os itens essenciais para que uma criança alcance o seu desenvolvimento são: Saúde, nutrição, cuidados responsivos, segurança, proteção e aprendizagem.

Figura: Domínios de Atenção Integral necessária para que as crianças alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento.

Leia também: Quais os erros mais comuns nos primeiros meses de vida do bebê? 

Promover o desenvolvimento infantil é promover saúde e bem-estar para as crianças e consequentemente para toda a família. Todo esse conjunto de ações e ainda outras que são particulares de cada mãe e pai, trazem benefícios para a infância e para a vida adulta.

Esperamos que este post contribua para que os seus pequenos possam agir e interagir mais com o mundo, se desenvolverem e crescerem felizes e saudáveis.

Um abraço e até o próximo post! 🙂

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.
Poder de Mãe

O Poder de Mãe existe para ser o ponto de apoio e informação de todas as mães no mundo digital.

Deixar um comentário