Acompanhe aqui sua gestação

2 semana de gravidez
${item.icon ? item.icon : ''}
`; old.innerHTML = temp + newValue; }) const list = document.querySelectorAll('.birthday__item'); const LocationPath = window.location.pathname; list.forEach((el) => { if (LocationPath === el.attributes[0].nodeValue) { el.querySelector('.birthday__item--square').style.backgroundColor = '#26a9e1'; } })

Mamães vocês sabiam que o Pré-Natal é umas das maneiras mais eficazes para prevenção e identificação de doenças antes do bebê nascer? Diversas doenças podem ser transmitidas da mãe para a criança durante a gravidez e essa possibilidade pode ser detectada pelo pré-natal e prevenida a tempo.

Muitos médicos alertam que durante o período de gestação é muito importante que a mulher tenha acompanhamento com um ginecologista, pois são através de exames tanto para mãe quanto para o bebê que é identificado algumas doenças que se detectadas no início, tem a possibilidade de tratamento e até reversão em alguns casos.

O Poder de Mãe com intuito de mantê-las informadas listou algumas dessas doenças para que vocês possam conscientizar-se da gravidade e da importância para prevenção e tratamento ainda durante a gestação. São elas:

Sumário

HIV

O HIV é uma doença sexualmente transmissível, e durante o pré-natal a mulher e seu parceiro precisam fazer o exame para identificação. Após o exame caso o mesmo seja positivo, a gestante é encaminhada para um serviço especializado em HIV/AIDS para o acompanhamento e tratamento, podendo assim evitar que o vírus seja transmitido para o bebê;

Infecção urinária

A infecção urinária é uma das que mais atingem as mulheres gestantes e não gestantes. Nem sempre a infecção urinária vem acompanhada de sinais e sintomas, por isso, o exame de urina é tão importante. Esse problema se não identificado a tempo e não tratado, pode causar parto prematuro. O exame de urina é solicitado já na primeira consulta de pré-natal e deve ser repetido nos outros trimestres da gestação.

Anemia

O exame de anemia deve ser solicitado na primeira consulta da gestação, podendo ser repetido outras vezes nesse período. O hemograma é um exame comum durante o pré-natal para avaliar os componentes presentes no sangue, tais como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. É importante ressaltar que os glóbulos vermelhos são especialmente importantes, porque podem apontar se a gestante está com anemia. Lembrando que a falta de ferro pode provocar um parto prematuro.

Diabetes gestacional

Muitas mamães desconhecem que diabetes torna a gravidez um risco e pode causar problemas de saúde no feto. O exame de glicemia de jejum indica a quantidade de glicose no sangue, caso diagnosticado durante a gestação, poderá ser monitorado e tratado afastando qualquer decorrência que prejudique mamãe e bebê nesse período.

Sífilis

A sífilis pode ser transmitida da mãe para a criança durante a gestação. É fundamental que a doença seja diagnosticada precocemente para evitar o contágio. Vale ressaltar, que a não identificação e diagnóstico precoce, poderá causar aborto, natimorto, malformações e lesões de pele, entre outras consequências, e é importante informar, que a doença contribui com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas.

 Hepatites virais B e C 

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas da mãe para a criança ainda durante a gestação. Os exames para detectar tais doenças são feitos no primeiro trimestre e repetidos no terceiro trimestre da gestação, caso solicitado pelo médico. Durante o pré-natal, a gestante deve receber a vacina contra a hepatite B, prevenindo a doença, porém, infelizmente não existe vacina para hepatite C. O diagnóstico precoce previne a gestante e seu bebê, evitando muitas consequências antes, durante e após o parto.

Mamães, detectar essas e outras doenças antecipadamente, ajuda na prevenção e cuidado de sua saúde e principalmente a do bebê. Portanto é muito importante que busquem um acompanhamento junto a médicos especialistas e disponham de informações úteis para o auxílio de vocês.

Até o próximo post 😉

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.
Poder de Mãe

O Poder de Mãe existe para ser o ponto de apoio e informação de todas as mães no mundo digital.

Deixar um comentário