A palavra Apgar é um anagrama para: Aparência, Pulso, Gesticulação, Atividade e Respiração.
É o primeiro “teste de saúde” que o bebê passa na vida e é feito através somente da observação de profissionais de saúde, por isso que na maioria das vezes nem é percebido pela mãe.
Essa observação ocorre no primeiro e no quinto minuto de vida fora do útero, por isso aparecem duas notas no resultado e a segunda nota costuma ser sempre maior que a primeira, pois o bebê vai se adaptando com a vida conforme o passar do tempo.
O teste observa:
Batimentos do coração;
- Respiração
- Força dos músculos
- Reflexos
- E a coloração da pele
Cada item recebe notas de 0 a 2, dando sempre o total de 1 ponto.
Por exemplo, a coloração do tom da pele:
2 = Corpo rosado
1 = Cor “arroxeada” nas extremidades
0 = Corpo roxo ou pálido.
A maioria dos recém nascidos recebem notas entre 8 e 10
em caso de notas de 5 a 7, pode ser necessária estimulação e oxigênio
Em caso de notas 4 ou menos, o bebê precisa de cuidados mais intensivos.
Ao contrário do que já se acreditou um dia, o teste de Apgar não prevê futuras doenças no bebê, ele apenas identifica o estado de saúde do recém nascido em seus primeiros instantes de vida.
A maioria dos bebês nascem bem avaliados e podem ir logo para o colo da mamãe e dali, seguem se desenvolvendo e se adaptando à vida fora do útero.
O começo de vida é um momento de muita expectativa da família, da equipe que trabalhou no parto e até do próprio bebê que nem sabe o que é “expectativa”. Cada teste, cada procedimento que soma para a saúde do recém-nascido deve ser sempre levado muito a sério, para que, se necessário, cuidados sejam tomados em tempo hábil.
Você já tinha ouvido falar desse teste feito só com a observação dos profissionais de saúde, e com muita relevância para a saúde do recém nascido? Se sim, comente neste post como tomou conhecimento e se não, comente também o que você achou 🙂
Um abraço, e até o próximo post com mais um conteúdo relevante para você e/ou seu bebê.
Com carinho, Poder de Mãe.