Mamãe, você sabe o que é Vernix Caseoso? Com certeza pelo nome é mais difícil de saber, mas muitas de vocês já tiveram a experiência de poder ver pessoalmente esse “creme” espesso no nascimento do seu bebê.
No blog de hoje, nós da redação do Poder de Mãe, vamos falar sobre esse assunto, bem como auxiliar vocês sobre quais as propriedades que ele contém que é importante para a criança durante o nascimento e como ele ajuda a proteger os recém-nascidos de uma variedade de infecções.
O vérnix é uma substância esbranquiçada e gordurosa, com textura parecida a do queijo ou da cera, que recobre a pele dos recém-nascidos. É composto por água, lipídios e proteínas, e começa a ser produzido durante o 3º trimestre de gestação pelas glândulas sebáceas do feto.
À medida que a gravidez vai avançando, a substância vai se desprendendo aos poucos da pele e sendo diluída no líquido amniótico. É por esse motivo que os bebês que nascem entre 36 e 39 semanas, têm mais chance de nascer com maior quantidade de vérnix, enquanto os bebês muito prematuros (que ainda não produziram grandes quantidades da substância) ou nascidos após 40 semanas (quando a substância está mais diluída) costumam apresentar pouca ou nenhuma presença de vérnix.
A pergunta é: Qual a função do Vernix Caseoso? O que se sabe é que durante a vida intrauterina, o vérnix forma uma capa protetora na pele imatura, protegendo-a do líquido amniótico e permitindo seu fortalecimento.
Logo após o nascimento, esse creme esbranquiçado lubrifica e hidrata a pele, além de ajudar na regulação de temperatura do bebê, e diminuir a descamação e o risco da infecção bacteriana.
Você sabe quanto tempo dura para ele ser removido do corpo do bebê? O vérnix não deve ser retirado logo após o nascimento. Geralmente, ele fica mais concentrado na região das dobras, que são áreas de atrito onde a proteção oferecida por ele é muito bem-vinda.
A (OMS) Organização Mundial de Saúde, afirma que o mais indicado é aguardar 24 horas para dar o primeiro banho no bebê. Se não for possível, recomenda -se o intervalo mínimo de seis horas, fiquem atentas e conversem com seu médico para saber informações mais precisas sobre o assunto.
O que se sabe é que, em poucos dias, o vérnix desgruda e é absorvido pela pele espontaneamente, então, durante o banho, não é recomendado esfregar a pele do bebê nem tentar retirar a substância, viu mamães?! Dê o devido tempo para que as coisas possam acontecer naturalmente.
Vale ainda ressaltar, que existem algumas situações em que o vérnix deve ser removido logo após o parto, nesse caso uma delas é quando há presença de mecônio no líquido amniótico e o bebê deve ser lavado imediatamente para retirada dessa substância, pois a remoção diminui o risco de infecções bacterianas.
Outra exceção, ocorre no caso de bebês de mães com infecções como HIV e hepatite que também devem tomar banho logo após o parto para diminuir o risco de transmissão das doenças. Porém, indicamos sempre estarem em contato com seu médico obstetra mamães, para que eles orientem melhor vocês a diminuir qualquer risco para você e seu bebê.
Nos conte aqui se curtiram essa informação? Então, compartilhem com mais pessoas ☺️