25g de açúcar por dia é o recomendado pela Associação Americana do Coração (American Heart Association) para crianças acima de 02 anos, abaixo disso, a quantidade indicada é zero. Claro, essa é a indicação para o chamado “açúcar de adição”, que nada mais é do que aquele incluído nas preparações caseiras, e o que faz parte dos alimentos industrializados. O Açúcar natural das frutas e do leite é o único que o paladar dos bebês deve degustar até o segundo aniversário. No Brasil, o açúcar é o principal responsável pela obesidade infantil, aqui, o consumo é maior do que o de gordura.
Outro fator ruim do açúcar adicionado, é que ele é considerado uma caloria vazia, pois não vem acompanhado de nenhum outro nutriente, e é uma fonte de glicose que é rapidamente absorvida, e o excesso pode ser processado pelo fígado e virar gordura.
Se a criança já tiver sobrepeso ou tendência familiar, surge o alerta para a resistência à insulina, onde o corpo não consegue aproveitar direito o açúcar, e o caminho fica livre para o surgimento das diabetes tipo 2.
Os hábitos alimentares que você começar e manter com o seu bebê vai determinar a saúde dele durante toda a infância, o açúcar vicia!
Não tenha medo de impor o que o seu filho vai comer, seja firme, quando ele for um adulto saudável ele vai te agradecer.
Até o próximo papo! 😉